14 de outubro de 2018

Mensagem ao grupo que foi comigo ao Iberanime

Ok, eu só adicionei aqui o bruno pk ele esteve connosco ontem no iberanime, mas ele já sabe isto tudo que eu vou dizer xD Eu pensei em não mandar esta mensagem porque se calhar pode dar para o torto ou vcs podem não perceber, mas vamos ver como corre. 

Lembram-se de ontem terem constantemente dito coisas como "tu és rapariga" e assim? A questão é que não sou. Não, também não sou um homem trans. Sou uma pessoa não-binária, o que quer dizer que não sou estritamente de nehum dos géneros binários homem e mulher. Não tem nada a ver com questões biológicas, não sou intersexo - apenas quer dizer que, apesar de eu ser do sexo feminino, o meu género não coincide. Se vocês perceberem alguma coisa sobre questões trans, isso deve fazer um mínimo de sentido. Se não, eu não me importo de explicar melhor, só que não vai poder ser hoje porque tenho uma entrega de trabalho para acabar ^^

Eu basicamente só estou a dizer isto por esclarecimento e porque não gosto muito de ter de fingir que sou uma coisa que não sou, não é por ter ficado ofendide nem nada. Obviamente vocês não iam adivinhar, muito menos se não soubessem o que eram pessoas não-binárias ou se só tivessem ouvido falar disso em memes estúpidos. A outra razão é porque das próximas vezes que estiver à vossa beira eu não quero falar de mim no feminino mas sim de forma neutra, como acabei de fazer agora ao dizer "ofendide" em vez de "ofendida". É algo que tenho começado a fazer e já me basta não poder falar assim na faculdade e provavelmente quando for trabalhar. Acho que se percebe que a partir do momento em que se sabe que uma pessoa não é mulher não faz grande sentido continuar a tratá-la no feminino, mesmo que o tratamento neutro não exista oficialmente em português. Uso pronomes "elu/delu/...". Eu sei que muita gente utiliza o "x" ou "@" na terminação das palavras para as deixar neutras, mas como isso não é pronunciável nem dá para dizer mentalmente, eu sinceramente acho inútil. Continuo a usar artigos femininos à falta de melhor opção, e o mesmo vale para palavras que não dá para tornar neutras colocando "e" como terminação.

E isto não é tão relevante, mas já que é coming out time, também sou bi. Eu uso bi como "Atração por dois ou mais géneros", não só por homens e mulheres, até porque eu próprie sou uma pessoa não-binária. Até podia dizer que sou pan, mas prefiro a label bi por uma série de razões. E claro que não tinha de usar labels, mas para mim ter termos para explicar as coisas é bastante útil. 

Pronto, era isso. Por favor digam qualquer coisa e se tiverem dúvidas, perguntem :)